sábado, 30 de janeiro de 2016

DIFERENÇA ENTRE GARÇOM E ATENDENTE

Texto: Juliano Lanius

Na postagem “Garçom pela primeira vez”, comentei um pouco sobre a diferença entre Atendente e Garçom. Pois bem, estas duas funções são exercidas em estabelecimentos de alimentos e bebidas, contudo com especificidades diferentes. Com o passar dos anos, descobri, por mim mesmo, que um Atendente pode até exercer algumas funções de Garçom, e vicer-versa, mas o conhecimento necessário para exercer a profissão de Garçom é um pouco mais amplo. Vejo a profissão de Atentende um tanto quanto generalizada. O atendimento pode ser referente a qualquer produto, contudo o Garçom especializa-se no cardápio do estabelecimento onde trabalha.

O fato de saber equilibrar uma bandeja e servir algum tipo de alimento e/ou bebida não qualifica um profissional de atendimento como Garçom. E de maneira nenhuma a intenção deste post é desqualificar qualquer uma das profissões em detrimento de outra, mas sim esclarecer que ser Garçom envolve outras habilidades, às vezes despercebidas por muitos. Servir à francesa, inglesa direta, à americana… ou o simples fato de saber onde se localizará cada objeto à mesa, que lado se serve a bebida, como um prato deve ser retirado. Para abrir um vinho por exemplo, existe um procedimento, uma regra, que só quem é realmente treinado e tem esse conhecimento consegue executar de maneira correta. Essa é a diferença entre Garçom e Atendente. O Garçom é detentor de todo esse conhecimento, e isso requer estudo e dedicação (https://clientenorestaurante.wordpress.com/2013/07/15/garcom-ou-atendete/).

“Atendente: atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local. Faz a recepção de mercadorias e esclarecimento de dúvidas. Zela pelo bom atendimento, eficiência e produtividade. Cumpre as normas e procedimentos, realiza a precificação de produtos e reposição de mercadorias” (http://www.catho.com.br/profissoes/atendente/).

11 comentários:

  1. Muitos restaurantes preferem registrar a carteira como atendente. Para assim, pagar um salário menor.
    Minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Alessandra. Concordo com você. O salário do Garçom no Brasil tem muitas variações. Por exemplo, em uma empresa de pequeno porte um Garçom "trainee", que tem outros nomes por aí, recebe um salário bruto de R$ 959,38. Já em uma empresa de grande porte, um Garçom "master" pode receber R$ 2.022,66. Apesar de estas diferenciações de níveis profissionais não serem comuns no Brasil, podemos creditar estas diferenciações como a experiência em anos do Garçom ou da Garçonete exercendo suas funções. Sendo assim, quanto mais tempo na profissão, mais chance de poder ganhar um pouquinho mais. No caso do(a) Atendente, nestes mesmos níveis profissionais, as variações salariais ficaram entre R$ 849,00 e R$ 1.789,00. O que justifica sua opinião sobre os empregadores. E concordo com você, pois já tive a carteira assinada com cargos bem diferentes das funções que exercia. Contudo, já trabalhei em setores gerenciais de empresas de alimentação e também no meu próprio negócio, e posso te dizer que manter os padrões legais e formais na relação empregado-empregador não é fácil. A carga tributária imposta aos empresários ainda não condiz com os incentivos ao empreendedorismo. Quero dizer, é muito fácil abrir uma empresa no Brasil, contudo mantê-la se tornou algo desafiador nos dias atuais. Porém, em concordância com a sua opinião, nada justifica a troca de cargos e funções com vistas a gastar menos com impostos e, consequentemente, pagar um salário menor e desvalorizar o trabalho de um funcionário. Falei demais, para variar! Abraços!

      Excluir
  2. Concordo com a Alessandra!!Trabalhei em um restaurante que não possuia nenhum garçom, todos eram atendentes, justamente pelo salário do atendente ser bem abaixo do de garçom!! O cargo de atendente existir é muito bom, mas infelizmente grande parte dos empresários utilizam disso em benefício propró

    ResponderExcluir
  3. Trabalhava numa empresa como garçom.. eles abriram um gastro bar e me colocaram lá... Como atendente de AeB tivemso treinamento e degustação sobre cervejas, as comidas e os ciquiteis... Nós fazíamos a funcão de barmem e de garçom, pós as 22:00 a cozinha encerrava e íamos todos pro bar .. O salário aumentou um pouco... Estar correto ser atendente fazendo essas atividades ????!?

    ResponderExcluir
  4. Estou trabalhando com o cargo de copeiro, no livro de registros do restaurante estou como copeiro... Mais na minha carteira está balconista,meu patrão falou q foi erro do contador, mais q não há muita diferença nas funções, q da no mesmo, mais não fiquei muito satisfeito...É possível arrumar esse erro?

    ResponderExcluir
  5. Estou trabalhando com o cargo de copeiro, no livro de registros do restaurante estou como copeiro... Mais na minha carteira está balconista,meu patrão falou q foi erro do contador, mais q não há muita diferença nas funções, q da no mesmo, mais não fiquei muito satisfeito...É possível arrumar esse erro?

    ResponderExcluir
  6. Estou trabalhando em um lugar como atendente mas faço função de auxiliar de cozinha isso caracteriza desvio de função ?

    ResponderExcluir
  7. Onde trabalho minha função é atendente, mas eu não tenho contato com os clientes, pois é proibido, somente Garçom faz isso, a função aqui é limpeza de banheiros, reconhecimento de pratos e lavar taças e copos, isso está correto ou está havendo desvio de função?

    ResponderExcluir
  8. Trabalho como atendente no restaurante, porém na folga do garçom eu que fico no lugar dele, enxurgo prato, lavo copo, passo pano no chão, lavo os rinchos. Isso é desvio de função?

    ResponderExcluir
  9. Eu estou trabalhando e registraram na minha carteira como atendente, porém eu trabalho com limpeza, garçonete,auxílio em outros trabalhos também, isso é correto?

    ResponderExcluir
  10. Foi assim comigo também, na Cia paulista em Belém do Pará eles colocam atendente para pagar menos.

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito?